Segunda-feira passada foi dia de irmos fazer a ecografia de Rastreio da Primeiro Trimestre.
O que o vimos foi...
O piolho resolveu-nos virar as costas. Mas vê-se muito bem a cabecita, as costas e as pernitas.
O Dr. fez as medições e, apesar de não ter conseguido medido os ossos do nariz (uma medida importante no rastreio de malformações) a translucência da nuca estava dentro dos valores normais. Media 6,5-6,9 cm e afinal estamos com 13 semanas em vez das 12.
Mais uma vez o piolho estava eléctrico, lá ia dando pinotes mas virar a carita para nós, nada! Se esta criança se continuar a mexer desta maneira estou bem tramada quando começar a sentir os pontapés! ;)
Assim, às 13 semanas, estamos assim:
A novidade da semana são as impressões digitais: e não há outras iguais.
Em breve, a sua barriga já terá tamanho suficiente para anunciar ao mundo que está grávida, mas o bebé continua muito pequenino. Tem na realidade apenas cerca de 7,5 cm, da cabeça até ao rabinho — aproximadamente o tamanho de um camarão — e pesa cerca de 30 gramas.
Apesar de ser tão pequeno, já tem agora no seu útero um bebé totalmente formado e já muito mais proporcional do que há algumas semanas atrás. Nas semanas anteriores tinha uma cabeça gigante – mas agora é apenas cerca de um terço em relação ao resto do corpo.
As minúsculas e exclusivas impressões digitais já lá estão. Os rins e o tracto urinário funcionam e começa a urinar o líquido amniótico que tem estado a engolir. No início do segundo trimestre, a maior parte do desenvolvimento crítico do bebé já está concluído e a probabilidade de aborto espontâneo reduz consideravelmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário