quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cansaço...

Quando pensamos engravidar começa a litania de pessoas a fazer avisos à tripulação: "que ter filhos é muita responsabilidade", "que é muito dispendioso", "que a nossa vida muda para sempre", etc, etc, etc.


Tudo verdade, claro! Mas o cansaço, esse surpreendeu-me. Não é que eu não estivesse à espera que fosse cansativo e exigente, claro que sim. O que eu não contava é com este tipo de cansaço, do tipo que não desaparece e só acumula.


Cansaço crónico.


Teve inicio ainda antes da Sofia nascer, com tantas noites mal-dormidas pelo calor, a azia e a falta de posição. Seguiu-se a adaptação ao piolho novinho em folha, ainda as noites mal-dormidas e toda a logística que exige um bebé recém-nascido.


Agora a coisa está melhor, a dinâmica da coisa está mais facilitada mas mesmo assim há sempre que fazer (casa, roupa, trabalho) e dar atenção, muita atenção à Sofia é sempre uma prioridade.


A juntar a isto tudo pontualmente a Sofia dorme mal, mais agitada, e sempre é preciso levantar a meio da noite nem que seja para lhe por a chuchinha. E dormir ao lado do intercomunicador é duro, não se consegue dormir a 100% porque acabamos por estar constantemente num estado de semi-vigília.


Há 2 ou 3 dias para cá andava-me a sentir exausta, completamente sem energia. Mas esta noite, não sei muito bem como, capotei na cama, completamente. Só dei conta porque acordei lá para as 6 da manhã com a Sofia a resmungar (coisa que hoje em dia se resolve facilmente com a chucha) e me apercebi que tinha dormido realmente profundamente. E a verdade é que me deu um novo alento, uma nova energia. Recarreguei baterias (pelo menos um pouquinho... ;)).






E vocês, como fazem para lidar com este cansaço de super-mamã?

Sem comentários:

Enviar um comentário